sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sem sangue no estoque, HU pode suspender cirurgias


Médica mostra o escasso banco de sangue do hospital
Por falta de sangue em estoque, o Hospital Universitário da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) pode suspender a realização de cirurgias até a próxima semana. Segundo informou a unidade na tarde desta sexta-feira (4), o banco de sangue não tem reservas dos tipos AB, B e O positivo. Além disso, a falta de sangue pode interromper o tratamento de pacientes, especialmente os tratados no setor de oncologia. Segundo funcionários, esta é a pior falta de sangue já vivida pelo setor.
Há apenas cinco bolsas de sangue do tipo O positivo – o mais comum na população. O banco de sangue recebe por mês uma média de 200 doações. Para manter o estoque em nível satisfatório, seria preciso dobrar esse número, recebendo cerca de 20 doações por dia.
Por enquanto, o Hu está apelando para outros hemocentros, como o Hemoral e o da Santa Casa, para a troca de bolsas a fim de não deixar desassistidos os pacientes.
A carência de sangue no setor tem se intensificado em função do grande aumento na demanda, que triplicou nos últimos meses. Segundo a diretoria médica, a maior solicitação das unidades de sangue é para os pacientes em tratamento oncológico, que necessitam das transfusões quando estão em atendimento no ambulatório ou internados.
O Serviço Social do banco de sangue tem intensificado o apelo junto aos doadores cadastrados e familiares dos pacientes. Mas, a expectativa de normalizar o estoque depende da participação e solidariedade da sociedade em geral.
Como doar
O setor funciona das 7h às 11h para doações, de segunda a sexta-feira. Na terça-feira, o horário é ampliado das 7 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3202-3743.

Nenhum comentário:

Postar um comentário