sábado, 5 de maio de 2012

Hojé é dia de vacinar crianças, idosos e gestantes contra gripe


Idosos estão sendo vacinados nos postos de todo Estado
Este sábado (5) é Dia D de vacinação contra a gripe. Postos de saúde de todos os municípios alagoanos estão aplicando a vacina em pessoas com idade acima de 60 anos, gestantes e crianças com idade entre seis meses e 2 anos. Em Maceió, a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar até 80% deste público. Os pontos de vacinação ficam abertos até às 17 horas.
A Campanha Nacional segue até ao próximo dia 25 deste mês. Mas neste sábado estão abertas todas as unidades de saúde e há ainda outros postos volantes em locais como escolas, supermercados e shoppings, espalhados por todos os bairros da cidade, facilitando assim, o acesso de todos à vacina. Já a partir da próxima segunda-feira (7), a campanha terá continuidade apenas nas unidades de saúde e em postos permanentes instalados no Maceió Shopping e no Shopping Pátio Maceió (na entrada do Benedito Bentes) – no horário das 11h às 22h – além dos hipermercados G Barbosa (Praia e Serraria) e Hiper Bompreço da Gruta – no horário das 9h às 21h.
A SMS também colocará à disposição da população o agendamento da vacinação para os idosos que estejam acamados. Para que sejam realizadas as visitas, os familiares dos idosos deverão entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização no município, para que os profissionais possam agendar a ida de um vacinador até sua residência. Os telefones para as marcações são 3315-5221 e 3315-5236. Os idosos moradores de abrigos também receberão a visita das equipes do Programa na próxima semana.
A vacina não é recomendada para as pessoas que apresentem sintomas como diarreia, vômito intenso e febre alta.
Segundo a Coordenação do PNI em Maceió, a meta da ação é garantir a proteção necessária contra a gripe e suas complicações, mais comuns nos grupos definidos para a campanha, com faixas etárias e condições físicas em que o sistema imunológico se mostra mais vulnerável a esse tipo de doença, podendo evoluir para quadros de pneumonia, levando a internação e até a morte.
Gripe
Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar a morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma, e dura em torno de três dias.
O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar cerca de 40 mil internações, reduzindo, consideravelmente, o número de mortes nessa idade. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário