quinta-feira, 3 de maio de 2012

Óleo vaza de plataforma no mar de Coruripe


Mancha foi identificada em região oceânica
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) recebeu da Petrobras a confirmação de um vazamento de óleo hidráulico na plataforma Paru, de exploração de gás natural, operada pela Petrobras e situada a 14 km da costa de Coruripe, litoral sul do estado. Segundo o presidente do IMA, Adriano Augusto, vazaram para o mar 200 litros de óleo durante a madrugada desta quinta-feira (3), mas o problema foi controlado.
Mais cedo, a Petrobras informou que uma equipe de técnicos foi deslocada da Bahia para ajudar a resolver o problema. Adriano Augusto explicou que o vazamento foi de um equipamento que faz parte da sonda de gás.
O IMA tentou fazer um sobrevoo da área da plataforma, mas nem pôde chegar perto. O helicóptero à disposição do instituto, por questões de segurança, só pode avançar 3km para dentro do mar. Como o acidente foi a 14km da costa, não foi possível ter contato visual com a mancha.
“Estamos tentando uma embarcação com a Petrobras”, disse Adriano. “Se conseguirmos, vamos lá ainda hoje”.
O presidente do IMA explicou que a o vazamento foi detectado pela Petrobras durante a madrugada. O IMA recebeu o alerta no início da manhã. Segundo Adriano Augusto, a Petrobras fez o procedimento padrão nessas situações: aplicou sobre a mancha de óleo no mar um detergente. “Então acontece um processo químico e o detergente quebra as moléculas do hidrocarboneto, desfazendo a mancha de óleo”, disse ele. Mesmo com o problema já controlado, ele disse que é necessário ir até a plataforma.
Indagado se há possibilidade de a mancha de óleo chegar à praia em Alagoas, Adriano Augusto disse que, em tese, haveria esse risco. “Se não houvesse a intervenção pronta da Petrobras, a possibilidade é de que a mancha poderia vir para o Pontal do Peba, por causa dos ventos. Mas agora a mancha foi dissolvida pelo detergente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário