sexta-feira, 11 de maio de 2012

Boeing ficará exposto em área de 13 mil metros em Araraquara, SP


Parte das peças de aeronave já chegaram a Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)Parte das peças de aeronave já chegaram a
Araraquara (Foto: Felipe Turioni/G1)
O Boeing 737 que começou a ser transportado de São Paulo para Araraquara (SP) na madrugada desta sexta-feira (11) ficará exposto em uma área de 13 mil metros quadrados, na região de chácaras da cidade. Em cima de uma carreta, a fuselagem e as asas do avião viajaram pelas vias da capital paulista e devem chegar a Araraquara por rodovia neste sábado (12).

A aeronave de 33 metros foi arrematada por R$ 133 mil pelo piloto Edinei Capistrano, 57 anos, em um leilão da massa falida da Vasp. O objetivo do comprador é utilizar a carcaça como centro de eventos para festas em uma propriedade rural. No local, 1,6 mil metros quadrados já estão reservado para o avião.
“Haverá estacionamento ao redor, playground e vários salões para festas. O avião ficará no centro para visitação e no máximo servirá para as pessoas cantarem o parabéns”, explicou Capistrano. “Precisaremos ter cuidado para preservar a parte interna”, completou.
Terreno de 13 mil metros será ocupado pela aeronave e por salões de festa (Foto: Felipe Turioni/G1)Terreno está sendo preparado para receber avião
(Foto: Felipe Turioni/G1)
O local ainda não tem previsão para começar a funcionar. “Primeiro vamos montar a aeronave e depois vamos construir ao redor”, planeja o piloto. “A intenção é preservar a história da aviação brasileira com essa aeronave.”
O avião começará a ser montado na próxima semana, após a chegada da fuselagem e das asas. No início desta semana, as turbinas, o leme e a cauda da aeronave também foram tranportados de caminhão para Araraquara. O bico e a ponta do avião chegaram de São Paulo nesta sexta-feira (11). 
Turbinas de Boeing foram transportadas de São Paulo no início da semana e montagem da aeronave deverá começar na próxima semana (Foto: Felipe Turioni/G1)Turbinas do Boeing foram transportadas de São Paulo no início da semana e a montagem da aeronave deverá começar na próxima semana (Foto: Felipe Turioni/G1)
Transporte
Toda a operação de desmontagem, transporte e montagem vai custar o dobro do preço pago pelo avião. A estrutura principal que pesa 25 toneladas está sendo tranportada por um caminhão do aeroporto de Congonhas até Araraquara. A operação especial contou com escolta da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), já que a velocidade média permitida nesse caso é de 30 km/h.

O comprador
Amante da aviação, o piloto Ednei Capistrano mora em Araraquara e é piloto desde os 20 anos. Ele já trabalhou em voos comerciais por 11 anos e hoje atua como piloto executivo.

Em fevereiro, o Capistrano realizou um sonho ao adquirir a aeronave no leilão que o fez antecipar seus projetos. “Gosto de aviação desde criança e a oportunidade que surgiu foi perfeita. É uma forma de preservar parte da história da aviação brasileira”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário