domingo, 20 de maio de 2012

30 dias na estrada: alagoanos viajam de bicicleta para o Rio


Em frente ao Estádio Rei Pelé, Maria José posa para foto antes de viajar
Superação, coragem e determinação. São os principais requesitos dos ciclistas alagoanos Maria José e Lucivaldo de Oliveira, que iniciam viagem às 6h deste domingo (20), saindo do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, rumo a cidade do Rio de Janeiro onde vão participar da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 20 a 22 de junho.
Os alagoanos planejaram uma logística de viagem para os 2.200 km até o Rio de Janeiro, que deve durar uns 30 dias, percorrendo uma média de 100 km/dia. Para aproveitar esse evento outros grupos de ciclistas envolvidos com o Movimento da Bicicleta Nacional de várias partes do Brasil também sairão pedalando de seus Estados e vão se encontrando até chegar ao local da Conferência.
A funcionária pública Maria José Nascimento dos Santos, 50 anos, informou que iniciou sua paixão pelo ciclismo há pouco mais de cinco anos, e além de utilizar a bicicleta como meio de transporte diário vem se destacando como atleta de competição. “Fui campeã geral feminina do 8º Desafio Internacional de Ciclismo/2011, pela categoria 60 km, Over 30”, disse a atleta acrescentando que já venceu quatro disputas.
Maria José afirmou que está preparada para esse novo desafio. “Ao lado do experiente Lucivaldo vamos ao Rio levando o nome de Alagoas”, informou a atleta agradecendo a todos que acreditaram e apoiaram essa iniciativa, em especial o governo estadual por meio da Secretaria de Estado Adjunta do Esporte.
A Rio+20 – oficialmente designada como Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – acontecerá de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, Brasil. Tal encontro é uma nova tentativa das Nações Unidas, neste início do milênio, para progredir em relação ao compromisso dos Estados e da comunidade mundial com as grandes mudanças deste século XXI. Acontece vinte anos depois da primeira cúpula histórica de Rio de Janeiro, em 1992, e dez anos depois do encontro de Johanesburgo, em 2002.
A superintendente de Esporte e Desporto Escolar da SEE, Vânia Quintela disse que a ciclista Maria José é mais uma alagoana que representa a garra e a coragem da mulher nordestina. “Muito corajosa essa atleta. Desejamos todo o sucesso e sorte para ela e ao seu companheiro de viagem”, declarou Vânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário