sexta-feira, 11 de maio de 2012

Juros para financiamento de veículos tem redução; compare as taxa bancárias


Financiamento para compra do automóvel teve redução de juros
A redução nas taxas de juros para financiamentos chegou aos automóveis. Quase todas as grandes instituições que reduziram as taxas aos consumidores e empresas até agora incluíram, em seus pacotes, diminuição de juros do financiamento de carros.
Nesta sexta-feira (11), a Caixa Econômica Federal já começa a oferecer juros mais baixos, passando dos usuais  1,55% ao mês, para 1,26%. A mínima permanece em 0,89% ao mês.
O Banco do Brasil também já promoveu corte nos juros e reduziu a taxa mínima para para 0,95% ao mês.
Bradesco, HSBC e Itaú seguem a mesma linha e anunciaram redução de juros do financiamento de carro nas últimas semanas. O Santander não cortou os juros do financiamento de veículos, mas fez reduções no cheque especial.
As reduções, entretanto, não valem  para todos os consumidores. Para se defender do alto índice de inadimplência regisytrado nos últimos meses, os bancos adotaram um posicionamento maus áustero para a consessão de crédito. Então, a pesar da redução dos juros, conseguir financiamento está menos acessível.
No caso da Caixa, o corte de juros só vai beneficiar os consumidores que querem financiar, no máximo, 70% do valor do veículo. Ou seja: para quem der uma entrada de pelo menos 30%.
O benefício também só vale se o cliente se encaixar em alguns perfis. Ele precisa estar em uma das situações seguintes: possuir conta corrente no banco há pelo menos três meses, ter financiamento de imóvel na Caixa, ter conta-salário no banco há pelo menos três meses ou ser funcionário público e abrir conta corrente na instituição.
No caso do Banco do Brasil, para ter acesso à taxa mínima do financiamento de veículos (0,95%), é preciso aderir a um pacote de serviços chamado de "Bom pra todos", e dar uma entrada de mais de 50% do valor do veículo.
No Bradesco, é preciso dar entrada de pelo menos 40% do valor do carro. O prazo de financiamento é de até 12 meses e a taxa cobrada parte de 0,97% ao mês.
"Essas reduções são uma grande enganação. Elas só privilegiam as classes A e B", diz o economista Ayrton Fontes, especializado em varejo automotivo. "E consumidores com renda mais alta já conseguem ter acesso a taxas mais baixas porque têm outros produtos do banco, como seguros de vida e aplicações financeiras."

COMPARE AS TAXAS DO FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS
BANCOTAXAS (AO MÊS)*
CAIXA ECONÔMICA FEDERALDe 0,89% a 1,26%
BANCO DO BRASILDe 0,95% a 1,99%
BRADESCOA partir de 0,97%
HSBCDe 0,98% a 2,55%
ITAÚA partir de 0,99%
SANTANDERDe 0,98% a 2,45%

Nenhum comentário:

Postar um comentário