sexta-feira, 4 de maio de 2012

IMA vai aplicar multa à Petrobras

O diretor técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ricardo César Barros, confirmou àGazetaweb que a Petrobras sofrerá sanções administrativas, com aplicação de multa, por causa do vazamento de cerca de 200 litros de óleo hidráulico que escaparam da Estação do Paru. Após vistoria do órgão, o material foi detectado no litoral sul de Alagoas, em Coruripe.

“Houve dano ambiental sim, mas não sabemos ainda a proporção. Somente com a conclusão do relatório técnico é que teremos mais informações sobre os estragos. O departamento jurídico do IMA e os técnicos decidirão sobre a penalidade a ser aplicada à Petrobras e o valor da multa”, reforçou Ricardo César. O diretor técnico acrescentou ainda que até agora o material não chegou à Costa - que é uma das preocupações do órgão - e que se isso acontecesse poderia acarretar em grave problema ambiental. 

O trabalho das equipes ligadas aos órgãos ambientais, nessa quinta-feira, conseguiu conter o vazamento na praia de Coruripe por meio de um plano de emergência. O monitoramento seguiu até a noite. As primeiras medidas foram o acionamento de um navio para recolher o líquido vazado e tentar resolver o problema hidráulico. “O problema era se o óleo atingisse a Costa. A quantidade que vazou não é considerada de grandes proporções”, reforçou o técnico do IMA.

Segundo assessoria de comunicação do IMA, a mancha de óleo foi causada por um vazamento após rompimento em peça de conexão em uma linha hidráulica no campo marítimo Paru, a cerca de 16km da costa. Primeiro os técnicos sobrevoaram e percorreram por terra a costa do município. Depois seguiram de barco até o local.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=312553&e=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário