sábado, 21 de abril de 2012

Oito praias alagoanas tentam obter selo de qualidade Bandeira Azul



15:21 - 21/04/2012Da Redação, com assessoria
Barra de São Miguel é o 5º município a se inscrever no programa
Nesta sexta-feira (20), Alagoas obteve mais uma marca importante para o turismo sustentável e ecológico da região. Desta vez, o estado, que já é conhecido por suas belezas naturais, alcançou o topo do ranking brasileiro de inscrições no Programa Bandeira Azul. Com o envio do formulário de inscrição da praia do Niquim, na Barra de São Miguel, já são oito praias alagoanas com pretensão de adquirir o mais importante selo internacional de qualidade.
Na semana passada, a coordenadora nacional do Programa, Leana Bernardi, visitou as praias que já haviam enviado o formulário. Entre uma visita e outra, a técnica se reuniu com representantes da prefeitura municipal da Barra de São Miguel, que enviou os documentos na manhã desta sexta-feira (20).
O pedido para certificação foi feito por meio de uma parceria entre a prefeitura municipal, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e o Sebrae Alagoas. A ação conta ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA).
Para a analista de Projetos da Desenvolve e responsável pelas articulações do programa em Alagoas, Patrícia Toledo, a adesão na Barra de São Miguel é um marco fundamental para a concretização das ações do programa no estado.
“O município se junta agora aos outros quatro, que já estão à frente do programa. Juntos, eles vão somar forças para lutar pela certificação das praias alagoanas”, enfatizou.
Agora já são cinco municípios que aderiram ao Programa, com um total de oito praias inscritas, são elas: Boqueirão e Centro, em Japaratinga; Antunes e Burgalhau, em Maragogi; Costa Brava, em Paripueira; Patacho e Laje, em Porto de Pedras; e Niquim, em Barra de São Miguel.
Segundo Patrícia Toledo, o fato de muitas praias estarem se inscrevendo para o projeto piloto já fez com que Alagoas ganhasse visibilidade nacional e internacional. “Só de aderir às ideias do programa e garantir a adesão dos 33 critérios exigidos, as praias já se destacam entre as demais”, explicou.
Outros municípios alagoanos já visam à inscrição, entre eles Marechal Deodoro, que se reuniu com a coordenação estadual e nacional, e Jequiá da Praia.
Bandeira Azul
O programa, muito popular na Europa, chegou ao Brasil há três anos, através do Instituto Ambiental Ratones. A finalidade é criar uma lista de referências ao turista que escolhe um destino de sol e praia e busca, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita pelo endereço eletrônico www.blueflag.org.
No Brasil, atualmente, o Bandeira Azul está em vigor apenas na Praia do Tombo (Guarujá/ SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/ RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário