terça-feira, 24 de abril de 2012

Ministra da Igualdade Racial critica falta de posicionamento do governo

Em reunião na manhã desta segunda-feira (23), Luiza Bairros atribuiu responsabilidades a Vilela

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, esteve em Maceió na manhã desta segunda-feira (23) para cumprir a reunião agendada com o governador Teotônio Vilela Filho. O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió. A ministra criticou o posicionamento pouco ativo do governo nas ações que envolvem a população quilombola. 

As partes ainda assinaram um termo de compromisso para ações integradas nas comunidades quilombolas do Estado. 

“Estamos buscando atuar em prol de um sistema que exija responsabilidade mais concreta tanto da parte da União quanto do governo. Só a União não pode fazer tudo pelas comunidades”, ressaltou.

Luiza cobrou ainda mais incentivos sócio-culturais envolvendo o nome de Zumbi dos Palmares. “Não basta apenas nomear o aeroporto com o nome de Zumbi. Espero que o símbolo do Zumbi se concretize na vida de todas as pessoas negras e de toda sociedade”, disse. Vilela concordou com o posicionamento da ministra e assegurou uma melhor abordagem envolvendo o líder da consciência negra.

Jeane Yara, integrante de uma casa afro-religiosa no bairro da Ponta Grossa, em Maceió, reafirmou a importância da vinda de Luiza Bairros à cidade. “Ministra veio para honrar compromissos com a comunidade e também ditar qual a responsabilidade pertencente ao governo”, contou. Jeane pontuou ainda a lentidão do governo Vilela em ativar ações para o bem das comunidades.

Na contramão, o governador afirmou ainda que é preciso dar atenção às pessoas, com atitudes concretas, e que a comunidade padece com direitos e cidadania.

Ainda pela manhã, representantes Quilombolas e religiosos sentaram com a ministra para traçar estratégias e discutir cinco itens da pauta de reivindicações, que envolvem saúde, educação e cesta básicas.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=311605&e=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário