quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alagoas terá ‘plano conjunto’ com o governo federal

CONTRA O CRIME. Governador Teotonio Vilela Filho pressiona Ministério da Justiça por ajuda
 
Por: FELIPE FARIAS - REPÓRTER
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e secretários, entre os quais o de Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, encerraram ontem a visita a Brasília (DF). Segundo material de divulgação distribuído pelo governo do Estado, a viagem “garantiu apoio incondicional do governo federal” para as ações de combate ao crime em Alagoas.

A viagem ocorreu três dias depois da morte do médico José Alfredo Vasco Tenório, que desencadeou mobilização nas redes sociais e culminou na que está sendo considerada a maior manifestação popular de Maceió. O secretário Dário Cesar garante que a viagem se tratava da continuidade do projeto que começou a ser elaborado há um ano, em seminário que trouxe o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para Maceió.

Durante os encontros em Brasília, a delegação alagoana se encontrou três vezes com o ministro.

“Finalizamos detalhes e formatamos o plano de ação conjunta com o governo federal, definindo medidas a curto, médio e longo prazo. Alagoas cumpriu o compromisso firmado há um ano com o governo federal e agora chegou o momento de implantar as ações efetivas para o combate à criminalidade e violência no Estado”, declarou o governador, conforme material distribuído pela agência oficial de notícias.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

“Caminhada da Paz” mobiliza sociedade


A Orla de Maceió foi local de passagem para várias pessoas nesta noite de terça-feira (29). Unidas por uma causa comum e munidas com faixas, cartazes e objetos sonoros, essas pessoas pediram o fim da violência em Maceió e em todo o estado de Alagoas. A mobilização teve início às 19h, com concentração no corredor Vera Arruda, no bairro do Stella Maris – onde ocorreu o assassinato do médico José Alfredo Vasco –, e seguiu em direção à Orla, até o hotel Enseada, na Pajuçara. 

Os familiares e amigos de Alfredo Vasco, assassinado no último sábado (26), estavam vestindo camisas personalizadas e em clima de comoção. Para André Palmeira, filho do médico, a insatisfação e a revolta são grandes. Ele agradeceu o apoio da imprensa e pediu vigilância, para que a morte de seu pai não caia no esquecimento e não fique impune. “Quero pedir à imprensa que fique vigilante, para que a morte de meu pai não seja esquecida”, desabafou André.

A caminhada originalmente foi organizada pelo presidente da Associação de Ciclismo de Alagoas, Carlos Alberto Sampaio de Araújo, juntamente com familiares de Alfredo Vasco. Eles queriam um ato pacífico para protestar pela falta de segurança pública no estado. A mobilização para o ato repercutiu de forma ampla nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e contou com a presença de moradores de bairros próximos ao local do assassinato do médico otorrinolaringologista. A morte de Alfredo Vasco foi o ápice da insatisfação da população para com a violência, segundo o depoimento de vários cidadãos.

Em clima de comoção e silêncio, várias pessoas caminharam junto dos familiares e amigos de Alfredo. Em determinado momento, André Palmeira pediu para que todos rezassem e pedissem por paz. “A gente só quer paz, só isso”, desabafou André. Ao longo da caminhada, pessoas que assistiam nas varandas de seus prédios estenderam lençóis brancos e incentivaram a iniciativa. Por várias vezes houve aplausos prolongados, sempre em clima de comoção. 

Para o Deputado Estadual Judson Cabral, presente na caminhada, a manifestação é justa e necessária. “Que ela venha motivar algo maior, e para que o governo preste contas à sociedade dos gastos com segurança pública”, afirmou Judson. Quem também esteve presente na Caminhada da Paz foi o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Novaes. Ele acompanhou a manifestação em silêncio, levando solidariedade aos parentes do médico assassinado. 

Frases de efeito foram proferidas durante todo o ato pelo locutor Wellington Martins, que tomou a frente do ato utilizando um carro de som: “temos os piores índices de violência do país”; “o bandido pode ter uma arma de uso exclusivo do exército. Isso é um absurdo. Está na hora de dar um basta”. 

Daniel Novaes, amigo da família de Alfredo há cerca de 20 anos, o clima é de indignação. “Dr. Alfredo foi morto covardemente. Deixou três filhos, dois netos e vários amigos. Mas a população está dando a resposta”, desabafou Daniel. 

Os organizadores da caminhada ressaltaram que além da morte do médico, o ato também serve para lembrar as várias vítimas que sofreram nas últimas semanas com a violência. “Queremos lembrar o taxista que foi morto recentemente, do deficiente físico morto no Vergel do Lago, do gerente do banco seqüestrado e tantas outras vítimas da violência”, afirmou um dos organizadores. 

A família de Alfredo Vasco convidou toda a população para a Missa de Sétimo Dia, a ser realizada na igreja São Lucas, no bairro de Mangabeiras, e que terminará com uma caminhada até o corredor Vera Arruda, no exato local em que José Alfredo foi assassinado.

Em greve há 13 dias, professores da Ufal fazem assembleia


Em greve há 13 dias e em regime de assembleia permanente, os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram, nesta quarta-feira (30), no auditório da reitoria, no Campuas A.C. Simões, em Maceió, com o objetivo de discutir os rumos da paralisação, analisar a conjuntura, criar um fundo de greve, encaminhar propostas e levar informações à população sobre os motivos da paralisação.

Construída durante reunião do comando local de greve ocorrida nessa terça-feira (29), na sede da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), a pauta da assembleia foi submetida à votação e aprovada por unanimidade. “Estamos cada vez mais superando contradições secundárias e chegando ao entendimento de que é na unidade que reside a nossa força”, disse o presidente da Adufal, professor Antônio Passos.

Conforme suas informações, a paralisação atinge os três campi da Ufal (Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia) e os polos de Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Viçosa, fortalecendo-se em todo o país, com a adesão de novas instituições federais de ensino superior (Ifes).

“Agora já são 47 instituições federais, sendo 43 universidades", revelou o presidente da Adufal, considerando a adesão de profissionais de novas instituições 'uma demonstração inequívoca de que os docentes já não aguentam mais esperar e que seguirão na luta por uma nova carreira do magistério superior'. 

“A nossa principal reivindicação é a reestruturação da carreira, uma luta que se arrasta há décadas. E em agosto do ano passado, o governo firmou um acordo que não foi cumprido no prazo devido. Já no último dia 14, publicou a Medida Provisória (MP) 568, que cumpre apenas parte deste acordo, sem repor a inflação do último ano, além de mexer nos adicionais de insalubridade e periculosidade, causando prejuízos aos servidores”, explicou.

Proposta de carreira 

A proposta defendida pelos profissionais versa sobre a carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (orçamendo, no mês de março, em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimos relativos à titulação e ao regime de trabalho. Ainda de acordo com a Adufal, quanto à titulação, a carreira prevê adicional de 37% para o mestrado e de 75% para doutorado e livre-docência, por exemplo.

Os professores também querem a valorização e melhoria das condições de trabalho dos docentes nas universidades e institutos federais, além do atendimento das reivindicações específicas de cada instituição, com base nas pautas elaboradas localmente.

À população 

Desde o início da paralisação, os docentes vêm distribuindo panfletos em que explicam à sociedade alagoana o motivo pelo qual estão em greve. Na assembleia desta quarta (30), eles vão discutir formas de se aproximar ainda mais da população. 

Entre as propostas sugeridas estão a realização de aulas em escolas, praças ou demais lugares públicos, além da entrega de panfletos no Calçadão do Comércio. Os professores também pretendem realizar uma audiência pública no parlamento estadual e promover apresentações culturais e artísticas.

Atividades nulas 

Já em sessão extraordinária realizada na última segunda-feira (28), o Conselho Universitário (Consuni) da Ufal, órgão superior da instituição, resolveu suspender as atividades acadêmicas durante o período da greve. Dos 41 conselheiros presentes, 40 foram a favor da suspensão e apenas um se absteve.

Todas as atividades acadêmicas realizadas após a deflagração da greve – dia 17 – serão consideradas nulas e, após o término da greve, será elaborado um novo calendário acadêmico.

“As atividades de caráter essencial, que não podem ser interrompidas, serão objeto de acompanhamento de comissão designada pelo órgão”, diz o documento assinado pelo presidente do Consuni, professor Eurico Lôbo.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=314392&e=9

Obra da Casal provoca mudança na Avenida Deputado José Lages


Uma obra da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para conserto de uma rede coletora de esgoto na Avenida Deputado José Lages, na Ponta Verde, em Maceió, provocou mudanças no trânsito. O condutor que precisa transitar pela via já encontra certa dificuldade, no trecho onde a obra é realizada, a partir desta quarta-feira (30).

O trecho que sofreu mudanças fica nas proximidades do cruzamento da Avenida Deputado José Lages com a Rua Antônio Maciel. O desvio deve ser feito por aqueles que seguem do Conjunto Santo Eduardo em direção à praia.

Os motoristas devem desviar à direita, para a Travessa Antônio Maciel, contornar as Ruas Senador Rui Palmeira e Manoel Ribeiro da Rocha, encontrando novamente a Avenida Deputado José Lages e seguindo o fluxo normal. 

A obra teve início as 7h, estendendo-se até a sexta-feira (1º), com o tráfego retomando o trajeto original a partir do sábado (02).

A mudança conta com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com agentes a orientar os motoristas.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=314321&e=13

Cadeirantes criticam negligência de motoristas de ônibus


Um grupo de cadeirantes esteve, na manhã desta quarta-feira (30), no prédio-sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no centro de Maceió, para reunião com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Gilberto Irineu. Durante o encontro, eles denunciaram o tratamento inadequado ofertado aos deficientes por motoristas de ônibus, além falta de acessibilidade na região central da cidade.

Liderado por André Dionísio, também deficiente físico, o grupo reclama do modo desrespeitoso que os motoristas de ônibus tratarim os cadeirantes. “Muitos dizem que perderam a chave ou simplesmente se recusam a abrir o elevador da porta que nos dá acesso aos coletivos”, revelou. 

Esta prática, segundo Dionísio, vai de encontro ao que lhe foi informado pelo Ministério Público, em 2009, quando o grupo apresentou as mesmas reivindicações. “A promotoria disse que o correto é a chave ficar na máquina, encaixada à ignição do elevador. Se os motoristas a esquecem no terminal, perdem ou levam consigo, então eles estão irregulares”, afirmou o cadeirante.

Também consta entre as denúncias o tempo de espera em pontos de ônibus, poi,s os motoristas se recusam a parar quando veem que um deficiente é quem ‘dá sinal’. Outro problema, segundo eles, diz respeito à falta de acessibilidade nas ruas do centro de Maceió. 

Dionísio lembrou que a região, quando reestruturada, deveria ter recebido calçadas adaptadas, conforme promessa da Superintendência Municial de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), o que não ocorreu.

Pedro Pinto Fernandes, dono de uma banca de revista do centro, reconhece que a falta de acessibilidade é um problema a ser resolvido. De acordo com o jornaleiro, a SMCCU descumpre, já há 15 dias, o Código de Postura elaborado pela própria Prefeitura de Maceió. 

“Eles ordenaram que nós colocássemos todos os mostruários com revistas dentro da banca, para não atrapalharmos a passagem. No entanto, o Código de Postura exige que esses mostruários fiquem do lado de fora, para que decifientes possam enxergá-los”, ressaltou Fernandes.

Já o advogado Gilberto Irineu prometeu, durante a reunião, elaborar um termo de declaração com todas as denúncias protocoladas e que deverá ser encaminhado à promotora Marluce Falcão. Na segunda-feira (04), a promotora deverá se reunir com os cadeirantes, na sede Ministério Público Estadual, no bairro do Poço.

“O termo de declaração traz o cumprimento da lei N° 10.090/2000, que disciplina a promoção ou acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida ou portadora de deficiência”, ressaltou Irineu, afirmando ainda que a Prefeitura de Maceió está em débito com a população, devido ao descumprimento da referida lei.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=314400&e=13

Feirão põe à venda mais de três mil imóveis em condições facilitadas


Divulgação
Com a participação de 18 construtoras e sete imobiliárias, a 8ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria e a 4ª do Festival Ademi da Casa Própria começam na manhã desta quarta-feira (30) em Maceió, a partir das 10h. O evento acontece no estacionamento do Maceió Shopping e vai até domingo (3), trazendo mais de 3 mil ofertas de imóveis na região.
Com as taxas reduzidas para o crédito imobiliário já em vigor nas agências da Caixa em todo país, nesta edição espera-se um público superior a 20 mil pessoas, com expectativa de fechamento de negócios na ordem de R$ 500 milhões.
O valor dos imóveis varia de R$ 70 mil a mais de R$ 1 milhão. O financiamento depende do valor do imóvel e pode chegar a até 30 anos.
“A feira é uma grande oportunidade, pois reúne, em um único espaço, a maior parte das ofertas imobiliárias da região”, ressalta o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hérbert Buenos Aires.
O evento será realizado no estacionamento do Maceió Shopping, das 10h às 22h, de quarta a sábado, e das 10h às 21h no domingo. No local, o cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada na documentação necessária ao financiamento e até fechar negócio.
Formas de financiamento
Os interessados na compra de um imóvel, que devem portar documento de identidade, CPF e comprovante de renda, encontrarão unidades novas e na planta. As linhas de crédito para aquisição da casa própria atendem a todas as faixas de renda familiar e preveem prazo de pagamento de até 30 anos, com o financiamento podendo chegar a 100% do valor do imóvel. Os juros podem variar, dentro do Sistema Financeiro da Habitação, de 4,6% ao ano até 9% ao ano.
O evento reúne, em um único espaço, diversos representantes do segmento da Habitação – construtoras, imobiliárias, técnicos da Caixa Econômica (responsáveis por analisar as propostas de financiamentos). O cliente terá à disposição informações sobre linhas de crédito, simulação do valor de financiamento e outros serviços.
As informações sobre financiamento também podem ser obtidas nas agências da Caixa Econômica ou ainda pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do banco, no 0800-726-0101, que fica disponível 24 horas por dia, durante toda a semana.

Confira aqui edital do concurso do Tribunal de Justiça de Alagoas


Concurso preencherá vagas no Tribunal de Justiça de Alagoas
O Tribunal de Justiça de Alagoas divulgou, na manhã desta quarta-feira (30), o edital de concurso público com 172 vagas para diversos cargos. As regras do certame, que será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), estão disponibilizadas no Diário Oficial Eletrônio do Poder Judiciário de Alagoas. Clique aqui e veja o edital completo.
Segundo o edital, as inscrições poderão ser feitas entre o dia 4 de junho a 3 de julho de 2012 pelo site www.cespe.unb.br, e os valores serão  R$ 100 para os candidatos aos cargos de Analista Judiciário; R$ 50 para Auxiliar Judiciário e de R$ 55 para os de Técnico Judiciário.
Os salários oferecidos para os aprovados no concurso variam entre R$ 1.084,67 a R$ 5.789,19, para os cargos de técnico e analista.
Serão disponibilizadas vagas para diversas áreas especializadas, sendo 5 vagas para Administração, Análise de Sistema (5), Arquitetura (2), Arquivologia (1), Biblioteconomia (1), Comunicação Social (2), Contabilidade (3), Economia (2), Enfermagem (2), Engenharia (2), Judiciário (20), Clibina Médica (2), Medicina do Trabalho (2), Psiquiatria (2), Odontologia (1), Psicologia (5), Serviço Social (5).
Também haverá 88 vagas para o cargo de auxiliar judiciário e 20 para técnico judiciário.
As provas objetivas e discursivas estão marcadas para o dia 2 de setembro, no horário da tarde para os candidatos de Nível Superior e à manhã para os de Nível Médio.

Ex-prefeito e empresário Nivaldo Jatobá é indiciado pela PF por trabalho escravo em Alagoas


Trabalhadores dormiam em palhas de coco em fazenda de propriedade de Nivaldo Jatobá
O ex-prefeito de São Miguel dos Campos, Nivaldo Jatobá, foi indiciado pela Polícia Federal nesta quarta-feira (30), em um inquérito policial de dois volumes e com cerca de 500 páginas, Nivaldo Jatobá é acusado de praticar crimes de redução de pessoa à condição análoga de escravo e frustração de direitos trabalhistas.
As irregularidades foram detectadas em maio de 2011, durante uma fiscalização do Ministério do Trabalho na fazenda Gunga, localizada próximo à praia do Gunga, na cidade de Roteiro, e de propriedade de Nivaldo Jatobá. Segundo a PF, cerca de 50 trabalhadores que faziam a colheita do coco foram submetidos à condição análoga de escravo.
A situação foi confirmada por auditores fiscais do Ministério do Trabalho. Além de Nivaldo Jatobá, foi indiciado pela Polícia Federal o responsável pela colheita do coco, José Pedro Ferreira. Ele foi identificado como o aliciador dos trabalhadores.
O inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público Federal para que a denúncia contra os dois indiciados seja apresentada.
Trabalhadores recebiam R$ 0,70 por coqueiro
A operação deflagrada no dia 4 de maio de 2011 pelo Ministério do Trabalho, Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) detectou 50 homens trabalhando em condições degradantes.
Com a função de retirar os cocos das árvores e descascá-los, cada um dos trabalhadores recebia apenas R$ 0,70 por coqueiro. Além de receber uma quantia mínima, os funcionários da fazenda trabalhavam em condições adversas. Alguns dormiam em palhas de coco espalhadas pelo local, sem qualquer tipo de estrutura de apoio, como banheiro ou cozinha.
O dono da propriedade foi notificado pela Procuradoria Regional do Trabalho. A penalidade prevista para esse tipo de crime inclui multa e até prisão.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Famílias reclamam de problemas em conjunto

Por: FÁTIMA ALMEIDA - REPÓRTER
O processo de transferência dos moradores da Favela do Jaraguá para o residencial Vila dos Pescadores está sendo concluído. Ontem pela manhã, restavam cerca de 80 das 380 famílias cuja remoção estava neste cronograma, e os agentes envolvidos na operação de mudança aproveitaram o dia de sol para avançar nos trabalhos, que deveriam ter sido concluídos na sexta-feira passada, mas foram prejudicados pela chuva.

A quantidade de famílias remanescentes depende ainda de entendimentos entre a prefeitura, Associação dos Moradores e o Ministério Público Federal (MPF). É que, inicialmente, 38 famílias que se recusam a deixar a antiga vila tiveram esse direito assegurado pelo MPF, até ulterior deliberação da Justiça Federal, já que a área pertence à União. O problema é que apareceu outra lista com mais 28 famílias, que agora já são 31, segundo informou o secretário municipal de Habitação, Nilton Pereira.

“É uma lista que não para de crescer. Tem que haver seriedade e responsabilidade nessas informações da associação”, disse o secretário.
Fonte:http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/acervo.php?c=202500

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MP pede bloqueio de bens e quebra de sigilo da Falcão


A entrega dos apartamentos do Ametista 5 está atrasada
O Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Defesa do Consumidor, pediu o bloqueio dos bens da empresa Falcão Construtora e Incorporação, por meio de ação cautelar preparatória com pedido de liminar na Justiça. O motivo é o atraso na entrega de apartamentos e prédios a centenas de clientes na capital alagoana. O MPE conta atualmente com 18 representações de consumidores que firmaram contrato de compra e venda com a construtora, mas nunca tiveram acesso aos imóveis localizados em Maceió.
Em abril, o portal Tudo Na Hora publicou reportagem com as denúncias de clientes da empresa. 
Os promotores Max Martins, Denise Guimarães e Delfino Costa Neto pedem a desconsideração da construtora como pessoa jurídica, de modo a responsabilizar os sócios proprietários pelos danos civis provocados pela empresa. A promotoria solicita também a quebra do sigilo fiscal e bancários, além do bloqueio de bens, dos donos da Falcão. A ação visa ressarcir todos os consumidores lesados, bem como os que se habilitaram com as representações.
A partir dos contratos de promessa de compra e venda de apartamentos, o MPE verificou que todos eles estão com os prazos de entrega vencidos, sendo que, em muitos casos, as obras ainda se encontram em estágio inicial. A situação se torna mais grave porque a empresa diminuiu significativamente o número de trabalhadores nas construções, como a do prédio Ametista 5. Devido a irregularidades da construtora com a Receita Federal, os consumidores não podem sequer registrar os imóveis em seus nomes.

sábado, 26 de maio de 2012

Médico é morto em assalto no Corredor Vera Arruda


José Alfredo Vasco Tenório, 67 anos, era médico
Atualizada às 21h35
O médico José Alfredo Vasco Tenório foi assassinado com um tiro nas costas, na tarde deste sábado (26), enquanto pedalava no Corredor Vera Arruda, no bairro Stella Maris. José Alfredo, de 67 anos, morreu durante um assalto. Segundo a polícia, o crime foi praticado por volta das 16h50 por dois homens que levaram a bicicleta da vítima.
O crime aconteceu perto de um dos extremos do passeio, nas proximidades do Colégio Anchieta. O corpo foi encontrado pela polícia sem nenhum documento de identificação, nem dinheiro. O tiro nas costas transpassou o corpo do médico e saiu pelo peito da vítima. Uma testemunha, que não quis se identificar, afirmou que os assaltantes estavam sentados em um banco, à espera de oportunidade para abordar algum transeunte.
Familiares de José Alfredo reconheceram o corpo no Instituto Médico Legal (IML) de Maceió. O médico era irmão da professora de português Tereza Vasco e cunhado do pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eduardo Lyra. 
"Ele aparentava ser de classe média-alta e, segundo testemunhas, pedalava no sentido da praia", disse o agente José Maria, da Delegacia de Homicídios, minutos após o crime. Testemunhas afirmam que a vítima sempre pedalava e caminhava pela área do Passeio Vera Arruda.
A polícia ainda não tem pista dos criminosos, que foram vistos fugindo por moradores da região. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas constatou o óbito logo ao chegar ao local. Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atenderam à ocorrência e isolaram a área, enquanto aguardavam a chegada do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) para a retirada do corpo.
No último dia 14 de maio, um empresário de 68 anos foi morto, também com um tiro, no estacionamento do supermercado GBarbosa, localizado na mesma rua que dá acesso ao Corredor Vera Arruda. A polícia acredita em latrocínio - quando se mata para roubar -, mas não descarta outras linhas de investigação. Leia mais.
Área é mal iluminada e sem policiamento, dizem moradores
Morador do bairro há 32 anos, Jailson Oliveira afirma que, desde que foi inaugurado, o Corredor Vera Arruda se tornou local de bandidos e usuários de drogas. "Há muitos assaltos a estudantes da faculdade que funciona no Colégio Anchieta, aqui ao lado, e também nas proximidades do Colégio Contato", conta. "Os assaltos acontecem de dia e de noite. Não tem hora segura nesse lugar", afirma.
O PM Box instalado a uma quadra do Corredor Vera Arruda está desativado. Segundo Jailson, a incidência de crimes na região só aumentou desde que a base foi fechada.
O presidente da Associação Alagoana de Ciclismo, Carlos Alberto Sampaio de Araújo, passava pelo bairro quando soube do crime. Segundo ele, a vítima não fazia parte do grupo, mas costumava ser vista pedalando. 
Carlos Alberto afirma que não há policiamento no espaço. "Não há polícia, não há rondas policiais, não há câmeras de segurança. Estou receoso até de voltar para casa agora", afirmou, indignado, o presidente da associação.
Associação de Ciclistas fará protesto no local
A Associação Alagoana de Ciclismo já agendou um protesto para a próxima terça-feira (29), a partir das 19h30, com saída do Corredor Vera Arruda. O grupo convoca a sociedade a fazer uma manifestação pacífica por mais segurança nas ruas de Maceió.
"Vamos cobrar segurança. Não há um policial sequer no Corredor Vera Arruda, um espaço de lazer que foi tomado por criminosos", disse Carlos Alberto. "Isso aqui virou um 'point' de marginais. Se andamos pela ciclovia, somos assaltados; se andamos pelas ruas, somos atropelados. O que fazer agora?", protestou.

Epidemia de dengue atinge 34 cidades; sete já registram vírus tipo 4


Diretora da Vigilância Epidemiológica alerta população a buscar posto de saúde imediatamente no caso de reincidência da dengue
A dengue tipo 4, a mais nova variação do vírus da doença, já circula em sete municípios alagoanos e tem aumentado a incidência das formas graves da doença no estado. Segundo Boletim Informativo Semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento os municípios de Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Maragogi, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Piaçabuçu e Maceió possuem casos confirmados laboratorialmente do sorotipo DEN-4. Trinta e quatro cidades alagoanas estão em situação epidêmica. 
Como se trata de um novo vírus, quase toda a população alagoana está vulnerável e pode contrai-lo, até mesmo quem já teve outro tipo de dengue. Apesar da variação 4 não ser nem mais e nem menos perigosa que os tipos 1, 2 e 3, o seu avanço representa ameaça à saúde pública, já que o vírus é mais uma possibilidade de se contrair a doença, segundo explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Cleide Moreira.
“Se uma pessoa for infectada por um determinado tipo de vírus, ao se recuperar, ela fica imune somente a este tipo específico de vírus, podendo contrair as outras formas a qualquer momento. Como o tipo 4 é novo, toda a população está vulnerável”, esclarece a diretora.
Cleide explica que uma pessoa que reside em um dos sete municípios onde o tipo 4 já circula pode ter dengue quatro vezes ao longo da vida, o que, consequentemente, aumenta o risco de o doente desenvolver uma forma grave da dengue.
Os sintomas provocados são os mesmos dos demais tipos de vírus da dengue: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, e dores nas costas, entre outros.
Segunda contração da dengue é mais grave; cuidados devem ser redobrados
Segundo Cleide Moreira, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está preocupada com as pessoas que já contraíram a doença por mais de uma vez, pois, geralmente, a segunda contração é mais grave. “Como um novo tipo do vírus está em circulação, aumenta-se a possibilidade da ocorrência das formas graves da dengue. Portanto, quem já teve dengue precisa redobrar os cuidados se aparecer algum dos sintomas da doença, deve-se procurar um posto de saúde o mais rápido possível”, alertou.
Suspeitas de casos graves aumentaram 121% este ano
De acordo com dados da Sesau, de janeiro até o dia 18 de maio, foram registrados 289 casos suspeitos das formas graves de dengue, o que representa um aumento de 121% em relação ao mesmo período no ano passado. Em todo o Estado, já foram notificados 11.896 casos suspeitos de dengue, um aumento de 42,47%. Contudo, houve redução de 8% nos óbitos quando comparado ao mesmo período de 2011.
Até o momento, 34 municípios estão em situação epidêmica. A situação é mais grave nos municípios de Belém, Maragogi, Murici, Palmeira dos Índios, Palestina, Dois Riachos, Arapiraca e Cacimbinhas, apresentando de 1.010 a 2 mil casos por grupo de 100.000 habitantes. Outros trinta e dois municípios estão em situação de alerta.
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, infesta todos os 102 municípios alagoanos. Em relação ao Índice de Infestação Predial, que indica a incidência de criadouros do mosquito nas residências e estabelecimentos comerciais, vinte municípios correm risco de surto, entre eles Major Isidoro, Minador do Negrão, Boca da Mata e Estrela de Alagoas. De acordo com a diretoria de Vigilância Epidemiológica, cerca de 90% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.
Diante da situação preocupante, o governo estadual, em parceria com os municípios, está promovendo o treinamento emergencial em diagnóstico e tratamento da enfermidade para médicos e enfermeiros dos locais em situação de risco. Também estão sendo realizadas capacitações para agentes de endemias, que intensificaram a busca por focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.
A Sesau também está investindo na conscientização e na mobilização da população para acabar com os criadouros do Aedes aegypti . "A contribuição da população é importantíssima. Para acabar com o mosquito é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, destaca Cleide Moreira. 

Marcha das Vadias tem tumulto em frente a igreja em Copacabana


A Marcha das Vadias, que levou centenas de pessoas às ruas de Copacabana, neste sábado (26), contra a violência sexual, teve tumulto em frente à Igreja Nossa Senhora de Copacabana. Parte do grupo tentou entrar na igreja e uma das manifestantes tirou a camisa, ficando com os seios de fora no pátio do templo, o que provocou revolta de algumas pessoas que assistiam a uma missa.
A PM interveio e um policial chegou a usar gás de pimenta para dispersar o grupo. Uma mulher ficou ferida levemente na mão. Ninguém foi preso, e a marcha seguiu até a 12ª DP (Copacabana), de onde os manifestantes voltaram para o ponto de partida, no Posto 4.
"Invadir a igreja sem roupa eu acho desrespeito. Era uma missa de crianças, elas não precisam ver isso", desabafou um frequentador da missa. Já a manifestante Rogéria Peixinho, que estava fantasiada como freira, explicou que a entrada no pátio da igreja não estava no roteiro.

A passeata começou às 15h40 deste sábado, partindo do Posto 4, em Copacabana, na Zona Sul do
 Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, entre 400 e 500 pessoas seguiram a marcha. De acordo com os organizadores, foram entre 1.000 e 1.500 participantes."A manifestação na porta da igreja aconteceu de forma autônoma", explicou ela.
Com um nome irreverente, a Marcha das Vadias este ano é nacional e ocorre simultaneamente em mais de 20 cidades do Brasil e do mundo, incluindo, além do Rio, São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Toronto, no Canadá.
Antes do início da marcha, houve pequena confusão entre participantes do movimento e a Guarda Municipal, que não queria deixar que a manifestação ocupasse a pista da Avenida Atlântica, onde estava prevista a manifestação, alegando que atrapalharia o trânsito. Com a chegada da Polícia Militar, o problema foi solucionado e a marcha seguiu em duas faixas, deixando uma terceira para a passagem dos carros.
Algumas mulheres optaram por usar fantasias e pinturas no corpo. Muitos homens, com o corpo pintado com frases de apoio às mulheres, também aderiram ao movimento.
Alex levou cartaz para protestar (Foto: Christiano Ferreira/G1)Alex levou cartaz para apoiar as mulheres
(Foto: Christiano Ferreira/G1)
"Convivo com mulheres todos os dias, eu amo as mulheres e estou aqui para defender o direito delas", disse o estudante Alex Zava.
Parentes da escrituária Denise Soares também estiveram na manifestação para cobrar medidas contra a violência à mulher. Denise foi morta durante o carnaval, em Arraial do Cabo, após se recusar a manter relações sexuais com três pessoas, entre elas dois espanhóis. Os suspeitos estão presos.
Segundo as organizadoras, o movimento recebeu esse nome em um protesto no Canadá. A ação foi uma resposta à declaração de um policial durante uma palestra na universidade de Toronto, uma das mais importantes do país. O agente teria sugerido às estudantes que evitassem se vestir como “vadias”, para não serem vítimas de assédio.
O comentário do policial revoltou as alunas, que pensaram em realizar uma manifestação diferente contra a ideia de culpar as mulheres pela agressão que sofrem. As líderes do movimento argumentam que nenhuma agressão sexual pode ser justificada pelas roupas, pelo comportamento ou pelo estilo de vida da pessoa agredida.
"Nós estamos defendendo uma educação mais humanista contra a violência cometida contra a mulher. Queremos ter o direito de nos vestir como quisermos, sem dizer que estamos provocando o estupro e que a causa do crime é o estuprador", disse a professora Veluma Rabello.
Jovens percorreram a orla de Copacabana para prostetar contra a violência sexual (Foto: Christiano Ferreira/G1)Jovens percorreram a orla de Copacabana para protestar contra a violência sexual (Foto: Christiano Ferreira/G1)

Marcha das Vadias atraiu centenas pela orla de Copacabana neste sábado (26) (Foto: Christiano Ferreira/G1)Marcha atraiu centenas de pessoas em Copacabana (Foto: Christiano Ferreira/G1)
Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/marcha-das-vadias-tem-tumulto-em-frente-igreja-em-copacabana.html
Fonte: dd

Apesar da nebulosidade, litoral alagoano está próprio para o banho


Litoral está próprio, mas o tempo deve ficar nebuloso
Apesar de a previsão do tempo não ser muito favorável, a maioria das praias de Alagoas estão com sinal verde para banhistas. Segundo o relatório da balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente, dos 55 trechos de praias analisados, 44 estão próprios para banho.
Clique aqui e saiba quais são as praias do litoral alagoano apontadas como próprias e impróprios pelo IMA.
Mas, as imagens de satélite, divulgadas pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos mostram que o tempo ficará nebuloso entre sábado (26) e, especialmente durante o domingo (27), o que poderá afastar banhistas das praias.

Idoso morre após participar de filmagem do novo programa de Fátima Bernardes


Um idoso de 70 anos, morreu após ter um infarto fulminante, minutos depois de participar da gravação de um quadro do novo programa de Fátima Bernardes.
O aposentado Humberto Maços Guimarães participou, na última quinta-feira (24) da gravação de um jogo de futebol, no qual o humorista Marcius Melhem voltou à sua antiga escola para reencontrar colegas e funcionários.
Depois do jogo, em que Melhem foi o juiz, Humberto Maços Guimarães, ex-funcionário do Colégio Pentágono, se sentiu mal e morreu na hora. Segundo a assessoria de imprensa da Globo, o incidente foi uma fatalidade e, apesar de ter sido socorrido, não houve tempo para que o idoso pudesse ser salvo.
O programa de Fátima Bernardes continua em fase de produção e ainda não tem previsão de estreia.

Falta de efetivo trava abertura de nova Delegacia


Prédio recebe os últimos retoques
A inauguração da nova Delegacia de Homicídios era para acontecer em maio, mas a carência de efetivo na instituição deve levar a um atraso na inauguração da unidade considerada pelos órgãos da Segurança Pública como fundamental para a redução nos assassinatos em Alagoas.
O prédio localizado na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, já foi totalmente reformado e equipado. Agora, a tarefa é selecionar agentes, escrivães e delegados que irão trabalhar na nova Delegacia de Homicídios. O projeto prevê que a unidade tenha efetivo de seis delegados e cerca de 60 policiais. O trabalho, entretanto, é saber de onde retirá-los sem prejudicar o trabalho de investigação em outras áreas.
Segundo a assessoria da Polícia Civil, o próprio delegado-geral, José Edson de Freitas Júnior, vem se reunindo com diretores de áreas para a seleção dos policiais civis que irão trabalhar na nova delegacia. No entanto, o argumento não é a falta de efetivo, mas de encontrar os policiais qualificados para o trabalho. "É preciso um policial que tenha perfil para apurar esse tipo de crime, já que estamos montando uma equipe altamente qualificada", explicou o delegado-geral.
O que já está definido é que a atual delegada de Homicídios de Maceió, Sheila Carvalho Dantas, irá coordenar a nova equipe. Ela explicou que apenas os casos em que o acusado for preso em flagrante, ou onde o local do crime não esteja preservado, ficarão sob a responsabilidade das distritais, o que deverá desafogar as atividades dessas delegacias para que possam atuar na apuração de outros tipos de crimes. “Anteriormente, a especializada investigava apenas casos em que a autoria do crime fosse desconhecida. Nessa nova fase, vamos investigar mesmo que o autor seja conhecido”, completa.
O projeto de criação da nova Delegacia de Homicídios feito pela Secretaria de Defesa Social é considerado pelo secretário Dário Cesar como um embrião do Departamento de Homicídios que deve investigar crimes desta natureza ocorridos em todo Estado. "O local do assassinato fala e a polícia tem que iniciar seu trabalho de investigação lá. Na missa de 7º Dia todo mundo já fica em silêncio, por isso a importância da criação de um departamento especializado", frisou.
No entanto, o projeto de criação do Departamento de Homicídios somente deve sair do papel depois que a Polícia Civil aumentar seu efetivo através de concurso público.
O problema é que o concurso público que estava previsto para ser realizado em junho deste ano também ainda não tem data para a publicação do edital. O certame seria realizado pelo Centro de Seleção Promoção e Eventos, da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), mas a contratação da empresa foi barrada pela Procuradoria Geral do Estado. O argumento da PGE foi de que é preciso realizar licitação pública, já que a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) também tem interesse de organizar o processo de seleção.